O que é Hard Wallet?

Descubra o que é e como funcionam as hardware wallets, também chamadas de hard wallets, dispositivos físicos destinados ao armazenamento de Bitcoin.

Equipe Coinext
Última atualização:
22/4/2024

A segurança de criptomoedas depende inteiramente de onde você os guarda. Descubra o que é e como funcionam as hardware wallets, também chamadas de hard wallets, dispositivos físicos destinados ao armazenamento de Bitcoin e criptomoedas. 

Entenda também como realizar o correto armazenamento de criptomoedas pode ser importante para um investidor.

O que é uma wallet?

Wallet é o termo em inglês para carteira. As carteiras de criptomoedas são softwares ou mesmo dispositivos físicos que possuem algumas funções básicas. As funções básicas de carteiras de criptomoedas são criar endereços e realizar transações.

Alguns softwares podem contar com funções extras, como possibilidade de comprar criptomoedas direto do aplicativo, ou mesmo serviços de mixagem de moedas, que proporcionam maior privacidade nas transações.

Quais são os tipos de carteiras?

Confira abaixo alguns diferentes tipos de carteiras de criptomoedas disponíveis no mercado.

Hard Wallet

As hardware wallets são dispositivos físicos criados especificamente para o armazenamento de criptomoedas. Estes dispositivos são desenvolvidos por fabricantes especializados, e tem como objetivo central fornecer segurança em alto nível para seus utilizadores. 

Por serem dispositivos com custo relativamente alto, as carteiras de hardware costumam oferecer um grau elevado de proteção contra eventuais riscos de roubo das criptomoedas.

Apesar de existirem fabricantes especializados, carteiras de hardware podem ser construídas por pessoas comuns. Na prática, um pendrive, celular ou mesmo notebook pode ser transformado em uma carteira de hardware segura, desde que os procedimentos de segurança necessários sejam aplicados.

Hot Wallet

A hot wallets são todas as carteiras que de alguma forma estão conectadas à internet. Estas carteiras são consideradas menos seguras que as carteiras frias, que não possuem conexão com a internet. Portanto, elas não são as mais recomendadas para o armazenamento de grandes quantidades de criptomoedas.

Cold Wallet

As cold wallets, por sua vez, são carteiras desconectadas da internet, e são consideradas as mais seguras do mercado. As carteiras de hardware costumam ser cold wallets, de modo a manter as chaves privadas separadas de qualquer dispositivo conectado à internet.

Mas afinal, como uma carteira pode funcionar sem internet? Redes como Bitcoin permitem que endereços sejam criados sem a necessidade de internet. Além disso, o arquivo de uma transação de Bitcoin também pode ser criado de forma offline. No entanto, para que a transação seja efetivamente processada, é preciso que este arquivo de transação seja propagado pelos nós da rede.

Este procedimento é feito em cold wallets em dispositivos que são air gapped, que permitem que o arquivo da transação seja enviado sem a necessidade de conectar a chave privada a um dispositivo online. O envio deste arquivo pode ocorrer de diversas formas, como por meio de um cartão SD ou mesmo pendrive, a depender do tipo de cold wallet utilizada.

Uma vez que o arquivo da transação for enviado para um dispositivo conectado à internet, a transação pode ser propagada utilizando softwares de carteiras convencionais, como a Electrum.

Hard Wallet ou Hot Wallet: qual a melhor?

Conforme destacado, carteiras de hardware são dispositivos que costumam ser frios, desconectados da internet. Portanto, eles são os mais recomendados para armazenar bitcoin e criptomoedas em grande quantidade. No entanto, os hard wallets podem não ser os melhores dispositivos para quem busca fazer transações do dia a dia.

Por sua vez, as carteiras quentes, encontradas em lojas de aplicativos e em softwares para computadores pessoais, são as melhores opções para quem deseja realizar transações do dia a dia. Entretanto, por estarem conectados à internet, essas carteiras não são as mais recomendadas para o armazenamento de grandes valores.

Melhores Hard Wallet

Confira abaixo algumas das principais hardware wallets disponíveis no mercado.

Trezor

A Trezor é uma fabricante de carteiras de hardware de criptomoedas bastante popular no mercado. A empresa conta com diversos modelos disponíveis, como o Model T e o Model One. Cada modelo conta com variações e padrões que os tornam mais adaptados para diferentes usuários. As carteiras contam com suporte para o armazenamento de diversos criptoativos.

Ledger

A Ledger é uma fabricante de carteiras de hardware, que também conta com diversos modelos do mercado, como o Ledger Stax, Ledger Nano X e Ledger Nano S Plus. Conforme destaca Ledger, as carteiras da empresa possuem suporte para milhares de criptoativos.

Como usar uma Hard Wallet?

As carteiras de hardware de criptomoedas costumam ser dispositivos com diversos recursos e opções de segurança. Normalmente, estes dispositivos são acompanhados por manuais de instrução que contém os seus recursos e opcionalidades.

Além disso, existem diversos cursos práticos e tutoriais que auxiliam o utilizador a manter as melhores práticas de segurança, a depender das suas necessidades.

Por exemplo, algumas carteiras de hardware podem possuir a possibilidade de configurar uma senha inicial para ter acesso ao dispositivo. Isto evita, por exemplo, que uma pessoa que consiga a posse física da carteira, não consiga ter acesso aos fundos. 

Além disso, é possível configurar algumas carteiras para que as chaves sejam para sempre bloqueadas, caso uma senha incorreta seja tentada várias vezes. Isto impede, por exemplo, que um ataque de força bruta (tentativa e erro) seja feito utilizando o dispositivo.

Além disso, as carteiras de hardware costumam pedir para que o usuário anote as palavras de recuperação das chaves em algum local seguro. Dessa forma, caso o dispositivo seja danificado, perdido, ou mesmo o dono perca a senha, os fundos estarão assegurados através do backup das chaves privadas.

Pode ser necessário realizar algumas transações e procedimentos até que o usuário domine o uso da carteira de hardware escolhida.

Quais criptomoedas podem ser armazenadas em Hard Wallets?

Praticamente todas as principais criptomoedas podem ser armazenadas em hardware wallets, dependendo do suporte oferecido pelo fabricante do dispositivo. Algumas das criptomoedas mais comuns que podem ser armazenadas em hardware wallets incluem:

  • Bitcoin (BTC): ampla aceitação em todas as principais carteiras de hardware;
  • Ethereum (ETH): suportada universalmente pelas principais carteiras de hardware para o armazenamento de ETH e tokens ERC-20;
  • Ripple (XRP): geralmente suportada pelas principais carteiras de hardware, usada principalmente para transações financeiras;
  • Litecoin (LTC): suportada pela maioria das carteiras de hardware, conhecida por seus tempos de transação rápidos;
  • Cardano (ADA): disponível em várias carteiras de hardware populares, focada em sustentabilidade e interoperabilidade;
  • Polkadot (DOT): suportada por algumas das principais carteiras de hardware, projetada para conectar várias blockchains;
  • Chainlink (LINK): Incluídas em muitas carteiras de hardware e usadas para uma variedade de funções e serviços na blockchain;
  • USD Coin (USDC): Uma stablecoin lastreada pelo dólar americano, amplamente aceita e suportada em diversas carteiras de hardware para transações seguras e armazenamento.

É essencial verificar a compatibilidade com criptomoedas específicas diretamente nos sites ou manuais dos fabricantes antes da compra.

Cuidados e riscos de uma hard wallet

Confira alguns riscos e cuidados que devem ser tomados por quem está buscando utilizar uma hard wallet para armazenar criptomoedas:

  • Compre em um vendedor autorizado: antes de mais nada, é necessário adquirir a hardware wallet de escolha em algum revendedor autorizado, de modo a evitar golpes. 
  • Não utilize dispositivos violados: uma vez que o dispositivo chegou a sua residência, é importante analisar se a embalagem ou o dispositivo não foram violados por pessoas mal intencionadas com objetivo de roubar as criptomoedas.
  • Guarde o backup de recuperação de forma segura: qundo um endereço é gerado, o usuário deve armazenar o backup com segurança. Alguns usuários optam por anotar a chave privada no aço, de modo a evitar materiais mais frágeis, como o papel, que pode facilmente ser rasgado ou perdido. Possuir mais de um backup também pode ser considerado um procedimento de segurança importante.
  • Faça corretamente a transação air gapped: uma vez escolhido a hardware wallet com recurso air gapped, o usuário deve se familiarizar com o conceito, realizando transações do tipo. 
  • Ganhe familiaridade com o dispositivo: uma vez com o dispositivo em mãos, o usuário precisa se familiarizar com o equipamento, bem como testar os seus principais recursos.

Onde comprar uma Hard Wallet?

Conforme destacado, é importante comprar hardware wallets direto do fabricante, ou em lojistas autorizados. Isso ocorre, pois podem existir em circulação dispositivos falsos, destinados a roubar as criptomoedas dos seus utilizadores.

Quer comprar criptomoedas com segurança? Conheça a Coinext!

Agora que você já sabe mais sobre essa importante ferramenta de segurança que são as Hard Wallets, compre criptomoedas de forma segura com a Coinext

Somos uma empresa que está desde 2017 no mercado, oferecendo os melhores recursos de segurança para o seu negócio. 

Faça seu cadastro e comece a investir já! 

Sobre o autor
Equipe Coinext
Conteúdos preparados por especialistas em criptomoedas. A equipe da Coinext conta com nomes importantes e com conhecimento para passar as melhores informações sobre Bitcoin e outros principais criptoativos.
Mais nesta categoria
No items found.
🎁
Ganhe até R$25 em
Bitcoin e mais criptos
Invista a partir de R$10 pelo aplicativo Coinext®.
4,7
Inscreva-se