< Central de Ajuda

Dicionário Cripto

A

Altcoin
Termo usado para se referir a todas as outras criptomoedas que vieram depois do Bitcoin, como Ethereum, Litecoin e Ripple, que você também pode negociar aqui na Coinext.

AML
Sigla de Anti-Money Laundering, em português,  Anti-Lavagem de Dinheiro, que são técnicas usadas para barrar a lavagem de dinheiro, como receber dinheiro apenas via transferência bancária e do próprio titular da conta, como as exchanges brasileiras já fazem.

ATH
Em inglês, é o acrônimo para All Time High. Se refere ao preço máximo que uma determinada criptomoeda já atingiu.

ATM
Automated Teller Machine, que em tradução livre para o português significa Caixa Eletrônico. No caso do Bitcoin, às vezes são chamados de BTM. São os equipamentos que permitem que os usuários façam compra ou venda de bitcoins, usando dinheiro físico ou cartões de débito.

B

Baleia
Indivíduo que possui um volume de criptomoedas tão grande que suas movimentações podem influenciar o preço do mercado, como uma enorme baleia se movendo no fundo do oceano.

Bear
No mercado, bear  (urso) é o investidor que aposta na queda. Assim, um bear market é um mercado que está em queda, pois os ursos estão prevalecendo.

Bearish
Comportamento agressivo do gráfico de cima pra baixo, descendo, imitando patadas de urso (caracterizado por uma descida grande e uma subida leve).

Bid
O preço Bid é o preço mais alto que um determinado comprador está disposto a pagar. No contexto dos mercados financeiros, é o valor que os compradores oferecem para um ativo, como uma mercadoria, segurança ou criptomoeda.

Bitcoin
Bitcoin, com "B" maiúsculo, é o nome da criptomoeda criada por Satoshi Nakamoto em 2008, a primeira moeda virtual descentralizada, anônima e criptografada. Já bitcoin, com "b" minúsculo, é a unidade monetária do Bitcoin.

Block Explorer
Também conhecido como Blockchain Browser, é um site ou programa de computador que permite você visualizar as transações, endereços, blocos e qualquer informação de uma blockchain e de uma criptomoeda específica.

Blockchain
Blockchain (literalmente “cadeia de blocos”) é o nome que foi dado à rede que é a base do Bitcoin: ela funciona como um grande livro-caixa público, onde são registradas todas as transações de forma rápida e segura.

Bloco Genesis
O primeiro bloco do Bitcoin, minerado por Satoshi Nakamoto.

BTC
Símbolo ticker da criptomoeda Bitcoin.

Bull
No mercado, bull  (touro) é o investidor que aposta na alta. Assim, um bull market é um mercado que está em alta, pois os touros estão prevalecendo.

Bullish
Comportamento agressivo do gráfico de baixo pra cima, subindo, imitando uma chifrada de touro (caracterizado por uma subida grande e uma descida curta).

C

Candlestick
Candlestick é uma representação gráfica do preço de um ativo comercial. Ela permite que analistas e investidores visualizem os preços de abertura, alta, baixa e fechamento dentro de um período de tempo específico no gráfico.

Carteira
Em inglês Wallet, é onde o investidor pode guardar suas moedas digitais de forma mais segura até o momento de venda e/ou troca.

Cold Wallet
Cold wallet é uma carteira offline para armazenar bitcoins. Nesse modelo, a carteira digital é armazenada em uma plataforma que não está conectada à Internet, protegendo a carteira de acessos não autorizados, hackers cibernéticos e outras vulnerabilidades às quais um sistema conectado à Internet é suscetível.

Criptografia
Criptografia é uma codificação de mensagens para evitar que outras pessoas possam decifrar o seu conteúdo. No geral, espera-se que o destino de uma mensagem criptografada saiba decifrá-la. No caso do Bitcoin, usa-se a função hash SHA-256 para criptografar (codificar) o conteúdo das transações em um termo de 64 caracteres ininteligíveis, protegendo assim as suas informações.

Custódia
Ter a propriedadade de ativos sob seu controle. Manter a custódia de uma carteira e seus ativos também significa manter as chaves privadas e a responsabilidade de manter os fundos seguros. A Coinext, por exemplo, mantém a custódia dos ativos dos seus clientes.

Cypherpunk
Cypherpunk é uma comunidade de defensores da privacidade e do anonimato online. Seu lema é Cypherpunks write code (Cypherpunks escrevem código) e acreditam que aqueles que desejam privacidade devem buscá-la por conta própria em vez de esperar que outros o façam para si. Não se sabe se Satoshi Nakamoto era de fato um cypherpunk, mas foi na comunidade virtual dos Cypherpunks que ele primeiro publicou o projeto do Bitcoin.

D

Day Trader
Trader que faz movimentos rápidos, comprando e vendendo. No geral, obtém lucros menores, porém com uma frequência muito maior.

Destination tag
Uma Destination Tag (etiqueta de destino) é um código atribuído a cada conta da moeda Ripple (XRP). É usada para identificar o receptor em uma transação Ripple. Ao enviar o XRP, é necessário fornecer: o endereço da carteira de destino e sua Destionation Tag.

Dump
Quando o preço de um ativo cai muito repentinamente.

E

ETH
Símbolo ticker da criptomoeda Ethereum.

Ether
Unidade monetária do Ethereum, na qual são pagos seus smart contracts e são pagas as taxas da sua blockchain.

Ethereum
Plataforma descentralizada fundada em 2014 por Vitalik Buterin. Por meio da sua própria blockchain, executa aplicações como os smart contracts (contratos inteligentes).

Exchange
Local utilizado para troca entre moedas e outros ativos. Exchanges são utilizadas para trocar bitcoin por moedas Fiat ou outras criptomoedas. No mercado de criptomoedas, é o termo sinônimo de uma corretora, como a Coinext.

F - G

Faucet
Sites que oferecem recompensas em bitcoin a partir de cliques em propagandas ou realizar pequenas tarefas. Exemplo: responder pesquisas.

Fee
Refere-se a taxas, que pode ser taxa de conversão, transferência ou de saque, etc.

Fiat
É o dinheiro fiduciário, ou seja, aquele que não é criptomoeda, como o Real, Dólar, Euro, Iene, etc.

FOMO
Acrônimo para "Fear of missing out", que em português poderia ser traduzido como o medo de perder algo. No caso das criptomoedas, o medo de perder uma oportunidade.

Fork
Cópia da blockchain atual da criptomoeda para criar uma nova moeda. Por exemplo, o Bitcoin Cash é um fork do Bitcoin.

Gas
O termo Gas nas criptomoedas refere-se a um mecanismo de precificação usado na rede Ethereum. Esse mecanismo calcula os custos (taxas) para executar uma transação ou executar uma operação de contrato inteligente (smart contract). Enquanto o ether (ETH) é a moeda que alimenta a rede Ethereum, o gas é uma unidade especial usada para medir quanto “trabalho” (recursos computacionais) determinada tarefa exige. Assim, sempre que quiser usar a rede do Ethereum para uma transação, você paga uma pequena taxa para sua inclusão. É como o combustível para incluir transações na Blockchain do Ethereum.

H - I - J

Halving
Acontecimento que, a cada 210 mil novos blocos (na média, de 4 em 4 anos), diminui pela metade a recompensa em novos bitcoins por bloco minerado. Esse processo é um dos mecanismos que impede uma emissão descontrolada de novas moedas, na medida em que remove mineradores menos eficientes do mercado. Como a mineração tem custos, principalmente de energia e de equipamentos, a redução na quantidade de bitcoins ganha por bloco faz com que os mineradores cujo custo de produção é mais elevado saiam do mercado, para não terem prejuízos, ficando apenas os mais eficientes, de forma que a oferta é equilibrada.

Hash
Uma função hash é uma função que pode ser usada para converter qualquer texto em um conjunto de caracteres. Dentre os seus vários usos estão a capacidade de organizar dados e de criptografar informações, como a função SHA-256 usada pelo Bitcoin.

Hash rate
Número de hashes processados por um minerador em um determinado período de tempo.

Hodler
Um erro de escrita feito por um usuário do fórum bitcoin talk, que escreveu a palavra Hold de forma errada. Hodler é uma pessoa que não vende e segura seus bitcoins na maior parte do tempo.

Hot Wallet
Refere-se a uma carteira de criptomoedas que está online e conectada de alguma forma à Internet. É um termo que se refere, por exemplos, a bitcoins que não estão sendo mantidos em cold wallets.

ICO
Initial Coin Offering. É como uma pré-venda de alguma criptomoeda. Você compra antes de lançarem, apostando que após o lançamento, ela valha mais do que você pagou nessa oferta inicial. É o equivalente a uma IPO (oferta inicial pública) no mercado tradicional de ações.

Input
Endereço de origem de uma transação bitcoin. Uma única transação pode ter múltiplos endereços de origem.

K - L

M - N

Maker
Você se torna um Maker quando inclui uma ordem e ela não é negociada imediatamente. Portanto, sua ordem permanece no livro de ofertas (book) e aguarda que outra pessoa envie uma ordem contrária para que a sua seja executada.

Marketcap
Em português significa capitalização de mercado. Termo usado para definir a quantidade de criptomoeda circulante multiplicado pelo preço/cotação da criptomoeda em questão.

Mineração
Mineração é o processo pelo qual novos bitcoins são criados. É também o mecanismo de validação das transações feitas na Blockchain.

Nós
A rede de uma criptomoeda como o Bitcoin funciona graças aos seus nós: os computadores ligados a ela que mineram seus blocos e validam as transações.

O - P - Q

Output
Endereço destino de uma transação bitcoin. É possível que uma transação tenha múltiplos outputs.

P2P ou peer to peer
P2P significa peer-to-peer, que em tradução livre para o português seria "ponto-a-ponto". O Bitcoin foi projetado como um sistema peer-to-peer, ou seja, que não precisa de intermediários, como bancos centrais, para intermediar uma transação entre duas pessoas. No mercado, este termo é usado para descrever comercialização de criptomoedas entre duas partes, sem a necessidade de uma exchange, por exemplo.

Paper Wallet
Uma paper wallet (carteira de papel) consiste em um pedaço de papel no qual as chaves públicas e privadas de um endereço de criptomoeda são impressas fisicamente. Essas teclas geralmente são exibidas como códigos QR, juntamente com suas respectivas cadeias alfanuméricas.

Phishing
Phishing é uma técnica utilizada para aplicar golpes/fraudes. Consiste em se passar por uma empresa e pedir os dados privados dos clientes. No mercado de criptomoedas, costuma ser via e-mail, informando que uma de suas carteiras de criptomoedas precisa ser atualizada por motivos de segurança. No link fornecido, eles pedem para que você abra sua carteira usando sua chave privada e senha de "descriptografia". Segundos depois, sua carteira está vazia e você acabou de se tornar vítima de um golpe de phishing. Também pode acontecer quando os fraudadores criam um site muito parecido com o da corretora que você usa para que você insira seus dados de login.

PoW ou Proof of Work
Proof of Work, ou simplesmente PoW, é a prova de que uma transação foi validada e é legítima. Por meio de uma função matemática (a SHA-256), as transações são codificadas e enviadas para a rede, onde os mineradores competem entre si para decodificá-las. Aquele que encontrar o resultado primeiro é o que de fato minerou os blocos, e é recompensado com novos bitcoins e as taxas de mineração do bloco.

Preço Ask
O preço Ask é o preço mínimo que um alguém estaria disposto a vender seu ativo ou o valor mínimo que deseja receber em troca da unidade que está vendendo.

Profit
Lucros obtidos.

Pump
Quando o preço sobe muito repentinamente.

QR Code
Código de barras bidimensional que pode ser convertido em texto,  URL, número de telefone, geolocalização, etc. É muito utilizado para codificar e facilitar a leitura de chaves privadas e endereços bitcoin, por ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera.

R

S

Satoshi
Menor divisão de um bitcoin (0.00000001btc).

Satoshi Nakamoto
Pseudônimo usado pelo criador do Bitcoin.

Scamcoin
Altcoin criada com objetivos de dar golpe nos usuários e enriquecer os criadores.

Shitcoin
É o termo utilizado para classificar moedas scams, com baixa ou nenhuma reputação na comunidade.

Smart Contract
Smart contract, ou contrato inteligente, é uma forma de firmar acordos para transferir um bem se certas condições forem cumpridas, de forma rápida e confiável. Veja aqui nosso artigo sobre os smart contracts em Ethereum: https://content.coinext.com.br/article/o-que-e-um-smart-contract-de-ethereum.

Spread
Diferença entre o preço de compra e o preço de venda no livro de ofertas (book).

Stablecoin
Uma stablecoin é um tipo de criptomoeda projetada para manter um preço de mercado estável. Recentemente, esse tipo de moeda digital cresceu em popularidade e agora temos vários projetos de stablecoin.

Swingtrader
Estratégia de trade com menos operações ao longo do tempo. Se aproveita das ondas (swings) do mercado e a operação leva alguns dias.

T

Taker
O Taker é o investidor que inclui uma ordem que é instantaneamente executada pois encontra outra ordem contrária. Ordens a mercado (Market) são sempre ordens Taker, por exemplo.

Tempo de confirmação
É o tempo decorrido entre o momento em que uma transação de blockchain é enviada à rede e o tempo em que é finalmente registrada em um bloco confirmado. Em outras palavras, representa o tempo total que um usuário precisa esperar até que sua transação seja coletada e confirmada por um nó de mineração.

Ticker
Originalmente, é o nome dado a uma máquina nas bolsas de valores que exibe os preços das ações junto de um símbolo (ticker symbol) da ação correspondente. No mercado cripto, se refere aos símbolos das moedas, como: BTC (Bitcoin), ETH (Ethereum), LTC (Litecoin), XRP (Ripple).

Token
Normalmente os tokens são confundidos com criptomoedas, porém existem diferenças. As criptomoedas são moedas criadas com o propósito de serem moedas, já os tokens são criados para serem distribuídos a pessoas com promessas de valerem algo no futuro. Comparando ambos ao mercado convencional de investimentos, as criptomoedas poderiam ser moedas como USD ou EURO, já os Tokens seriam as Ações de uma empresa.

TXID ou transaction ID
Também chamado de hash de transação. Este é um identificador de transação usado para referenciar transações em uma blockchain.

U

V

Volatilidade
Medida dos movimentos de preços ao longo do tempo para um ativo financeiro, incluindo o bitcoin.

W, X, Y e Z

Withdrawal
Retirada de algum valor, saque.

XRP
Símbolo ticker da criptomoeda Ripple.