LIÇÃO
1

Introdução ao investimento em Bitcoin

Próxima lição >

Os investidores de Bitcoin obtêm rendimentos com a diferença do preço de compra ou de venda. É como investir em um imóvel: você compra por um preço e espera poder vendê-lo mais tarde por um preço maior. A diferença é seu lucro.

Nesta lição vamos te mostrar a teoria do investimento em Bitcoin!

1. Como ganhar dinheiro com Bitcoin

Muitos novos interessados acreditam que ao comprar bitcoin, segurá-lo por um tempo e depois vender, vão obter rendimentos. Acontece que o rendimento não é fixo, previsível ou estável. Pode ser que você compre um Bitcoin, segure-o por 100 dias e no final tenha prejuízo. No fim, o seu lucro sempre dependerá de comprar por um valor menor e vender um por um maior. O que não é previsível.

Alguns usuários chegam com a ideia de que o bitcoin funcionaria como uma poupança: você deposita o dinheiro e depois é só voltar para fazer o resgate dos rendimentos. Ou seja, não entendem que após o depósito em uma corretora como a Coinext, é preciso comprar a criptomoeda. Além disso, depois de comprar, em algum momento você precisará vender para voltar a fazer reais. Ou seja, o investimento em Bitcoin e a obtenção de lucros se resume a: comprar criptomoeda com real, esperar valorizar e depois vender a criptomoeda transformando em real novamente.

2. Variações do preço e volatilidade

É frequente que o Bitcoin ganhe destaque na grande mídia em períodos de grande valorização. Essas notícias atraem muitos novos usuários em se tornarem investidores, que compram em períodos que a moeda está “lá no alto”. Acontece que o movimento natural após uma grande valorização é uma queda. Dessa forma, os novos investidores que compraram no período de alta podem ficar desacreditados com os investimentos em criptomoedas ao experimentarem um possível prejuízo logo na sua primeira experiência.

Tratar sobre isso é importante antes de falarmos sobre qualquer perspectiva de preço do bitcoin. Afinal, você precisa compreender o mínimo dos movimentos do mercado e por que o bitcoin valoriza ou desvaloriza. 

Primeiro, é necessário estar claro para você que o bitcoin é brutalmente volátil. Significa que as variações podem ser altas e repentinas, com oscilações em curtos espaços de tempo. Um dos grandes desafios de quem acompanha o mercado é prever esses movimentos. Ainda que existam técnicas de análise para isso, como as realizadas pela Criptomaníacos, a única certeza é a volatilidade. E por quê? 

A ideia mais aceita por especialistas é que, por mais que o bitcoin já tenha ganhado escala global, há ainda muita concentração na mão de grandes investidores, que são chamados de Baleia (veja no nosso Dicionário Cripto). Quando esses investidores vendem ou compram muito, o impacto no mercado pode ser grande.

Mas o que explica as variações no preço do bitcoin além desses casos de grandes transações? O mesmo que explica a essência das variações de preço de qualquer ativo, produto ou serviço: oferta e demanda.

Caberia uma discussão mais ampla sobre o que gera a oferta e demanda de bitcoin. Muitos especialistas consideram o mercado ainda novo para se chegar a todas as conclusões possíveis. Alguns eventos do mercado financeiro tradicional já demonstraram ter impacto no bitcoin, tanto para o bem quanto para o mal. Mas como é uma moeda global, negociada em um mercado que não pára em nenhum país do mundo, uma análise de causa e consequência é praticamente impossível.

Uma das únicas crenças dos especialistas e estudiosos desse mercado é a de que, ao longo do tempo, à medida que o Bitcoin aumentar sua capilaridade na sociedade e ser adotado por mais pessoas, a tendência é de menor volatilidade. 

Enquanto isso, o melhor que você pode fazer é mitigar seus riscos fazendo investimentos graduais e acompanhando o mercado. É super importante distribuir suas compras e vendas ao longo do tempo e programar ordens Limit ou Stop para controlar suas perdas e ganhos.

Recomendamos fortemente também você buscar conhecimento sobre análise técnica para criptomoedas. Com isso você conseguirá ao menos prever tendências e programar suas transações. Para te ajudarmos com isso, aqui na Coinext, quando você realiza seu primeiro depósito de real ou cripto, enviamos por email um acesso exclusivo e gratuito a um curso de Trading de Bitcoin e Criptomoedas, em parceria com a International Academy of Trading.

3. Perguntas frequentes de quem está começando

“Se eu mandar reais para a Coinext, já estou investindo em bitcoin?”

Não. O primeiro passo para investir é comprar uma criptomoeda com seus reais enviados. Após isso, seu investimento só é concretizado quando consegue posteriormente vender essa criptomoeda por um preço maior do que o comprado.

Ao enviar reais, esse dinheiro estará parado esperando você realizar uma compra. Ele não rende.

“Quanto tempo preciso manter meu bitcoin parado para ter lucro?”

Não há prazo específico para isso, pois os rendimentos não estão atrelados ao tempo mantendo o ativo, e sim às variações de preço que ele sofre. Como a qualquer momento o preço pode variar para cima ou para baixo, não é possível prever um rendimento.

“Como saber se eu já tenho lucro com minha compra?”

Como o rendimento em bitcoin é concretizado quando você vende o ativo a um preço maior do que comprou, é só calcular a diferença do preço comprado pelo preço a ser vendido. A diferença é seu rendimento. No entanto, há de se observar que em corretoras, você paga uma taxa pela negociação e pelo saque. Assim, quando tiver a diferença entre o preço de compra e venda, você ainda deve subtrair as taxas de negociação e as taxas de saque.

“Quanto tempo preciso esperar para sacar meu dinheiro?”

Diferente de outros tipos de investimentos tradicionais que possuem tempo para resgate do valor, no caso das criptomoedas você pode comprar ou vender a qualquer momento e resgatar o valor em reais resultante da negociação imediatamente. O tempo para o saque do valor em reais, por exemplo, depende apenas do funcionamento bancário.

“Como sei quanto as quantidades de criptomoedas que tenho estão valendo?”

Para saber quanto valem suas criptomoedas, basta você multiplicar a quantidade que tem de cada uma pela sua respectiva cotação naquele momento. O valor resultante é quanto você obteria se vendesse a criptomoeda naquele momento. 

Na plataforma da Coinext, na web ou no aplicativo, também é possível ver essa informação em tempo real.

Discuta sobre o tema ou deixe seus comentários sobre esta lição: