Como investir em Bitcoin e outras criptomoedas

Aprenda como investir em bitcoin e outras criptomoedas. Os investidores de Bitcoin obtêm rendimentos com a diferença do preço de compra ou de venda. É como investir em um imóvel: você compra por um preço e espera poder vendê-lo mais tarde por um preço maior. A diferença é seu lucro...

Atualizado em
5/2/2020
Por
Redação Coinext

Muitos novos interessados acreditam que ao comprar bitcoin, segurá-lo por um tempo e depois vender, vão obter rendimentos. Acontece que o rendimento não é fixo, previsível ou estável. Pode ser que você compre um Bitcoin, segure-o por 100 dias e no final tenha prejuízo. No fim, o seu lucro sempre dependerá de comprar por um valor menor e vender um por um maior. O que não é previsível.

Em resumo, significa que os investidores de Bitcoin obtêm rendimentos com a diferença do preço de compra ou de venda. É como investir em um imóvel: você compra por um preço e espera poder vendê-lo mais tarde por um preço maior. A diferença é seu lucro.

Alguns usuários chegam com a ideia de que o bitcoin ou outras criptomoedas funcionaria como uma poupança: você deposita o dinheiro e depois é só voltar para fazer o resgate dos rendimentos. Ou seja, não entendem que após o depósito em uma corretora como a Coinext, é preciso comprar a criptomoeda. Além disso, depois de comprar, em algum momento você precisará vender para voltar a fazer reais.

Ou seja, o investimento em Bitcoin e a obtenção de lucros se resume a: comprar criptomoeda com real, esperar valorizar e depois vender a criptomoeda transformando em real novamente. Veja como fazer isso neste artigo de passo a passo como investir usando a Coinext.

Um equívoco comum ao investir em bitcoin

É frequente que o Bitcoin ganhe destaque na grande mídia em períodos de grande valorização. Essas notícias atraem muitos novos usuários em se tornarem investidores, que compram em períodos que a moeda está “lá no alto”. Acontece que o movimento natural após uma grande valorização é uma queda. Dessa forma, os novos investidores que compraram no período de alta podem ficar desacreditados com os investimentos em criptomoedas ao experimentarem um possível prejuízo logo na sua primeira experiência.

Tratar sobre isso é importante antes de falarmos sobre qualquer perspectiva de preço do bitcoin. Afinal, você precisa compreender o mínimo dos movimentos do mercado e por que o bitcoin valoriza ou desvaloriza.

Sugestão de leitura: Como escolher o melhor momento para entrar no Bitcoin

Considerações sobre volatilidade

Primeiro, é necessário estar claro para você que o bitcoin é brutalmente volátil. Significa que as variações podem ser altas e repentinas, com oscilações em curtos espaços de tempo. Um dos grandes desafios de quem acompanha o mercado é prever esses movimentos. Ainda que existam técnicas de análise para isso, como as realizadas pela Criptomaníacos, a única certeza é a volatilidade. E por quê?

A ideia mais aceita por especialistas é que, por mais que o bitcoin já tenha ganhado escala global, há ainda muita concentração na mão de grandes investidores, que são chamados de Baleia (veja no nosso Dicionário Cripto). Quando esses investidores vendem ou compram muito, o impacto no mercado pode ser grande.

As estratégias de compra e venda

Como você já entendeu, o investimento em Bitcoin é "concluído" quando você passar por um ciclo da compra à venda. Mas existem algumas maneiras de fazer isso. Vamos apresentar a seguir as mais comuns do mercado: Arbitragem, HODL e Trade.

Você vai perceber que toda compra ou venda pode ser considerada um trade. Mas o termo é comumente utilizado para nomear a estratégia de constantemente aproveitar as variações preço para comprar por um preço menor e vender por um maior.

Day Trading

É a estratégia de investimento de menor prazo. Como o nome já diz: você acompanha o mercado diariamente para fazer compras e vendas aproveitando as flutuações que acontecem no mesmo dia. Ao optar pelo Day Trade, você deve estar ciente de que tende a lucrar muito pouco nas operações, visto que as variações dentro do mesmo dia tendem a ser bem pequenas. Assim, mesmo que seja uma estratégia de curto prazo, rendimentos maiores podem vir caso você a repita por vários dias.

Como qualquer outra estratégia de Trade, é importante você conhecer um pouco de análise gráfica para conseguir prever com maior assertividade os próximos movimentos. Também é importante saber que essa estratégia requer mais tempo dedicado, pois você precisará ficar de olho no mercado dentro de 24 horas.

Além disso, fique atento: dados mostram que 95% dos investidores que optam pelo Day Trade fracassam e perdem dinheiro.

Swing Trading (recomendada para iniciantes)

A lógica do swing trading é a mesma do Day Trading, diferenciando-se pela janela de tempo usado para fazer negociações. Enquanto no Day Trading esse tempo é de 24 horas, o do Swing Trading pode ser de dias, semanas ou até meses.

Enquanto no Day Trading você vai conseguir no máximo rendimentos de 1% a 3%, no Swing Trading esses ganhos tendem a ser bem maiores, pois pega um acumulado de oscilações.

Parte fundamental dessa estratégia é programar ordens do tipo limit ou stop. Assim você consegue definir um preço alvo de compra ou venda e garante que aproveitará a volatilidade. É interessante também ter conhecimento de análise gráfica para entender as tendências de movimentações futuras.

O canal do YouTube Criptomaníacos, parceiro da Coinext, que também possui um portal de conteúdo e sinais de criptomoedas, produz vídeos recorrentes com dicas de compra e venda, evidenciando tendências a partir de análises gráficas e histórico das moedas. Para quem está começando ou já é avançado, é uma ótima forma de entender o mercado sem ter que aprender a analisar por conta própria.

HODL

Seja no mercado de ações tradicional ou no mundo das criptomoedas, cada investidor tem suas estratégias individuais. Alguns, como Warren Buffet – reconhecido mundialmente como o investidor mais bem-sucedido do mundo – preferem comprar seus ativos e guardá-los indefinidamente, ou por um prazo considerável. Dentre os criptoinvestidores, essa tática possui o nome de “HODL” (confira sua origem curiosa a seguir), e consiste basicamente em comprar criptomoedas e guardá-las por períodos longos, às vezes por anos, pelos mais diversos motivos.

Arbitragem

A arbitragem consiste em comprar um produto por um preço baixo em um local e vendê-lo a um preço maior em outro. Investidores de criptomoedas ao redor de todo o mundo aproveitam-se das diferenças nos valores de compra e venda entre as exchanges para lucrar, o que pode ser uma prática valiosa em especial durante tempos de volatilidade no preço.

A maneira mais simples de se realizar Arbitragem é o próprio investidor transferir suas criptomoedas de uma exchange para outra. Identificando uma oportunidade de compra por um preço baixo e venda por um preço maior, é só fazer a transferência a partir da exchange mais barata.

Essa atividade requer muita atenção, pois as variações de preço podem ser muito rápidas. Assim, o investidor deve monitorar quase constantemente o preço nas exchanges em que ele arbitra e, para isso, portais como o Biscoint ou Cointrader Monitor são fundamentais.

Avaliando golpes de investimento em bitcoin e outras criptomoedas

Aproveitando do desconhecimento do grande público sobre criptomoedas, muitas empresas criaram pirâmides financeiras ou outros modelos de negócio fraudulentos. Mas é importante separar empresas sérias de outras que não confiáveis.

Uma forma mais simples de excluir empresas mal intencionadas é analisar se há promessa de lucro. Se sim, corra! Como você viu neste artigo, os rendimentos em bitcoin e outras criptomoedas são a diferença entre preço de compra e preço de venda.

Como são ativos com alta volatilidade, se alguém ou alguma empresa está prometendo lucros fixos e/ou recorrentes, dificilmente são será um golpe.

Pirâmides financeiras com bitcoin

As pirâmides financeiras já são conhecidas no mercado muito antes das criptomoedas. A lógica desse tipo de fraude é simples: você dá dinheiro em troca de promessas de ganhos, enquanto divulga para mais pessoas entrarem no mesmo negócio.

Enquanto novas pessoas estão entrando e colocando dinheiro, a promessa da empresa é cumprida. Afinal, há fluxo de caixa que pode ser usado para pagar os usuários anteriores. Até que não é mais sustentável, pois os ganhos prometidos não encontram espaço na realidade de qualquer mercado. O pagamento realizado pelos novos usuários na entrada são usados para pagar os anteriores, mas em algum momento a entrada de novos não é suficiente para pagar os antigos.

Ainda não tem conta na Coinext?
Abrir conta grátis