Escrito por
Arthur Bazolli
Atualizado em
9/9/2019

O que é Ripple

O Ripple (XRP) é uma moeda criada para modernizar as transações entre bancos, principalmente quando se trata de remessas internacionais. Enquanto o processo atual de envio de dinheiro através de fronteiras precisa de muitos intermediadores e, além de demorar até 1 semana para que o dinheiro chegue em seu destino, pode ocorrer vários erros e a operação ser cancelada. Utilizando a Blockchain do Ripple, chamada de RippleNet, é oferecido para os usuários uma experiência fluída e rápida.

A moeda, chamada de Ripple e a Blockchain do RippleNet foram desenvolvidos por uma empresa, também chamada de Ripple. Essa empresa é responsável pelo desenvolvimento do algoritmo do produto e também por buscar clientes para utilizarem a rede. Esses clientes são bancos e instituições financeiras que desejam utilizar o Ripple como meio de transação de valores. A Transação funciona com a conversão do seu dinheiro em Ripple, que é então enviado para o destino, quando o Ripple chega lá ele é novamente convertido na moeda local e então o destinatário terá em sua conta o dinheiro enviado.

Comparando o Ripple (XRP) com o Bitcoin?

Apesar das duas moedas e redes terem sido criadas para possibilitar a transação de valores ao redor do mundo e sem se preocupar com barreiras e com intermediários as diferenças são muito grandes.

Escalabilidade

O Ripple tenta solucionar um dos grandes problemas que o Bitcoin apresentou no passado. O que fazer quando o número de transações aumenta demais? Em seu desenvolvimento original a rede do Bitcoin foi planejada para permitir por volta de 7 transações por segundo. Segundo a Ripple sua moeda é capaz de processar a mesma quantidade de transações que a rede Visa de cartão de crédito: 50.000 transações por segundo.

Velocidade de Confirmação

Para a criação de um novo bloco no Blockchain do Bitcoin demora cerca de 10 minutos. Apesar desse tempo já ser muito mais rápido do que qualquer envio de dinheiro internacional pelos meios tradicionais a Ripple acredita que é necessário ser mais rápido, por isso uma transação de XRP costuma levar entre 5 a 10 segundos para ser executada.

Criado por uma empresa

Um dos grandes temas de discussões que envolvem a moeda Ripple é acerca da sua criação por uma empresa, levando à dúvidas da comunidade em relação a sua real decentralização. A empresa Ripple, responsável pela criação e preocupada com o crescimento do seu mercado, possui uma grande reserva de XRP e poderia vender esse grande volume, criando um impacto nos preços do ativo.

Porém, da mesma forma que o Bitcoin, o código da moeda é aberto e qualquer pessoa pode fazer as suas sugestões de melhoria, que passam a ser aceitas em caso de consenso na rede.

Riscos do Ripple (XRP)

O XRP, como outras moedas digitais, está sujeito a flutuações do mercado e seu valor pode aumentar ou diminuir drasticamente em um curto espaço de tempo. As flutuações podem ser ainda mais drásticas que do Bitcoin em função de seu mercado um pouco menor, uma dica muito importante para os investidores é utilizar a função de Ordens Avançadas para diminuir potenciais perdas com a flutuação do mercado.

Ver todos nesta categoria >
Conteúdo relacionado