Escrito por
Igor Oliveira
Atualizado em
9/9/2019

O que é Litecoin

O Litecoin e o Bitcoin

O Bitcoin é conhecido como o ouro digital, e o Litecoin surgiu para ser a prata.

Isso quer dizer que o Litecoin surgiu para atender a uma demanda muito clara e que o Bitcoin teria dificuldades em atender. Foi o próprio criador da moeda, Charlie Lee, ex engenheiro do Google, que explicou desta maneira.

As principais semelhanças entre o Litecoin e o Bitcoin são:

  • a tecnologia do Blockchain que sustenta as duas moedas;
  • a maneira de minerar as duas moedas a partir das validações da rede e da solução de um problema matemático;
  • a utilização para transações financeiras;
  • as duas são moedas deflacionárias, não confiscáveis, seguras e garantem a total privacidade do usuário

Porém, mais interessante são as suas diferenças:

Mineração do Litecoin

O Litecoin ainda é mais acessível para mineração, não sendo necessário equipamentos específicos para o processamento dos dados. Um computador doméstico com uma boa capacidade de processamento pode fornecer uma quantidade de Litecoins que torne e operação lucrativa.

Velocidade do Litecoin

O processo de verificação das transações e criação dos blocos de informação da Litecoin é mais rápido que do Bitcoin. Enquanto um novo bloco no Blockchain do Bitcoin é gerado a cada 10 minutos, no Litecoin o mesmo processo demora apenas 2 minutos e 30 segundos.

Quantidade de Litecoin

A quantidade de moedas no mercado também é maior na rede Litecoin. São 4 vezes mais moedas Litecoin do que Bitcoins a serem distribuídas. Isso garante uma maior liquidez e valor mais acessível.

Taxa dos mineradores

Como o Litecoin exige uma capacidade de processamento menor, as taxas de transação costumam ser mais acessíveis para pequenas transações diárias, possibilitando que a moeda seja usada para pagamentos de pequenos valores. Isso aproxima esta criptomoeda das moedas tradicionais, sendo mais fácil a conversão de uma para a outra. Essa é uma das grandes promessas que possibilitariam a utilização dessa moeda nas transações de valores menores.

Ver todos nesta categoria
Conteúdo relacionado