Escrito por
Arthur Bazolli
Atualizado em
10/10/2019

Meu Primeiro Bitcoin

O que é o Bitcoin?

O Bitcoin é uma criptomoeda. É a junção da tecnologia de criptografia, que garante privacidade e segurança no mundo da internet, com o mercado financeiro. Assim, por meio da blockchain, o Bitcoin é uma moeda descentralizada e, por isso, bastante segura, tanto que a sua tecnologia hoje já é usada nos mais diversos setores – desde votações até a cadeia de suprimentos do café.

Investindo

Bitcoin é um investimento semelhante a uma ação na bolsa de valores, você compra por um preço para vender por um valor mais alto no futuro. A melhor forma de comprar suas criptomoedas é em exchanges, como a Coinext. As exchanges são como um Home Broker de ações, elas conectam quem tem criptomoedas e quer vender com quem tem reais e quer comprar. Mas uma das melhores vantagens das exchanges é que você pode começar com valores bem baixos. O Bitcoin possui oito casas decimais, então, você pode comprar até mesmo 0,00000001 BTC. Assim, se você não quer comprar um Bitcoin de uma vez, não se preocupe: com praticamente qualquer quantia, já é possível investir! Outra vantagem é que isso permite fazer testes com pequenas quantidades antes de investir um valor mais alto.

Posso investir em um fundo de renda fixa?

Não. As criptomoedas são investimentos de risco. Nem Coinext, nem qualquer outra empresa podem prometer lucros fixos. Fique atento a qualquer um que ofereça lucros garantidos, pois pode se tratar de um golpe. O lucro é, sempre, no momento da venda (Bitcoin não rende dividendos), e vai depender do seu preço de compra. Portanto, planeje bem suas estratégias para ter o melhor rendimento!

Qual o sentido do valor do Bitcoin?

Quanto mais as pessoas compram e usam, mais o Bitcoin tende a se valorizar. É claro que isso não explica tudo; mas, de maneira geral, quanto maior a adesão do mercado, maior é o preço. Para as flutuações de curto prazo, as razões nem sempre são tão claras – assim como no mercado de ações – mas frequentemente tem relação direta com notícias da economia global e a expectativa da comunidade em relação ao futuro da moeda.

De maneira mais geral, quando há boas expectativas, mais pessoas querem comprar a moeda, o que pressiona os preços para cima. Do contrário, quando há muitas ofertas de venda para poucos compradores, estes jogam o preço para baixo.

Comprei meu primeiro Bitcoin. E agora?

Sugestão: leia o artigo Como realizar a primeira transação na Coinext.

Agora, você precisa acompanhar o mundo das criptomoedas para escolher o melhor momento de vender e ganhar o seu lucro! Recomendamos o canal Criptomaníacos, do nosso parceiro Guilherme. Para notícias diárias, o Felipe do canal Bit Nada publica todas as manhãs um resumo do mercado nas 24 horas anteriores, analisando também as tendências futuras. E, claro, não hesite em contatar a equipe Coinext quando quiser para dicas de estudo ou qualquer dúvida!

Ver todos nesta categoria >
Conteúdo relacionado