Escrito por
Arthur Bazolli
Atualizado em
9/9/2019

Como conferir uma transação de Ethereum

Antes de a tecnologia chegar no mercado financeiro, as transferências entre bancos dependiam basicamente do transporte de notas ou barras metálicas entre essas instituições, em transações demoradas e complexas que podiam levar dias. Ainda que isso não aconteça mais com muita frequência, essa é a imagem que vem à mente de muitos quando se pensa em uma transferência, mesmo no caso das criptomoedas como o Ethereum. Nesse artigo, aprenda como funciona uma transação de Ether e como conferir a sua transação.

Como funciona 

Veja também: O que é um Smart Contract de Ethereum?

A blockchain da Ethereum funciona como se fosse um único banco e os endereços fossem as várias contas dos clientes. Quando você saca Ether da Coinext para outro endereço, na prática o que acontece é uma redução no seu saldo aqui e um aumento no seu saldo lá, ou seja, uma mudança no estado dos endereços. Veja um exemplo:

As transações feitas na rede da Ethereum são abertas, todos podem conferi-las. Ainda assim, como saber se elas são autênticas? Todas as transações são confirmadas por diferentes nós que alimentam a rede (os mineradores). Como recompensa, eles recebem uma quantia em Ether para cada transação validada, que é o custo da transação. Toda transação tem milhares de confirmações da rede, o que torna a informação absolutamente confiável.

Como conferir a transação 

Assim como você pode acessar a internet de vários navegadores diferentes (como o Chrome ou o Safari), é possível navegar na Blockchain da Ethereum por vários exploradores. Nós usamos o Etherscan, mas você pode usar qualquer um, pois a informação é a mesma. Veja aqui a transação do exemplo de cima: http://bit.ly/ether-coinext

Na Coinext, os saques de Ether são feitos via Smart Contracts (veja mais aqui). Você pode conferir se ele foi feito corretamente nas informações dentro da caixa amarela (campo To). Aqui, podemos ver que o contrato consiste em em transferir (TRANSFER) 0,5000266 Ether do endereço  0x74fcf005b180291be064... para o endereço 0x7a096befba0f83ae475b... e o símbolo de verificação confirma que a transação foi feita com sucesso. 

Se quiser, você também pode conferir essas informações na aba Internal Transactions.

 

Carteiras e Exchanges que aceitam

Aqui na Coinext (e em várias plataformas), os envios de Ether para outros destinos são feitos por meio de Smart Contracts: um contrato que envia da nossa carteira para a sua outra carteira, por ser uma forma muito eficiente de se fazer a transação.

No entanto, há também plataformas que não tem suporte aos smart contracts. Nesses casos, o envio é feito normalmente e a quantia chega no seu destino, mas ele não é creditado pois a outra carteira/exchange não o identificou.

Como isso pode resultar na perda permanente do valor, recomendamos que você fique sempre atento e só saque para as plataformas que possuem suporte à tecnologia. Na dúvida, pergunte ao responsável se eles aceitam!

Esta é uma lista de algumas das principais exchanges e carteiras em relação aos smart contracts:

Ver todos nesta categoria >
Conteúdo relacionado